carrier_ig_logoVocê deve ter lido esse nome desde ontem, o Carrier IQ está causando muita polêmica e muita preocupação entre usuários, fabricantes, operadoras e tudo o que envolve o mundo mobile. Para começar, tem dinheiro envolvido e questões de privacidade, que o tal software estaria violando.

Então vamos explicar melhor o que é isso. Basicamente ele é um software "convencional", e segundo Trevor Eckhart, usuário do fórum XDA Developers, ele rastreia tudo o que você faz em seu smartphone. Sim, é isso mesmo, ele cria um log com tudo aquilo que você fez no seu celular e depois envia aos seus servidores. E não é apenas uma especulação ou algo do tipo, é algo provado, assista o vídeo abaixo.


Aposto que você nunca tinha ouvido nesse software, eu também não. Nunca ouvimos falar dele porque ele sempre esteve escondido nos nossos aparelhos e bem, quando algo que envolve sua privacidade está ali você deve, ou deveria, ter o direito de desativá-lo, e não é o que acontece, você simplesmente não sabe que ele existe e você é monitorado o tempo todo, sem saber de nada. Essa história me lembra um pouco o Facebook e toda a polêmica que sempre foi discutida sobre o assunto "privacidade", mas dessa vez parece ser um pouco mais complicado.

Porém, para quem a Carrier IQ trabalha e por que ela faz isso? A empresa trabalha para as operadoras, e eles coletam dados para entregar para elas. Androids, BlackBerries, Nokias e iPhones, todos possuem o software instalado, mas não é exatamente culpa do Google, RIM, Apple ou Nokia, e sim das operadoras.

A Apple já disse que está removendo o software dos aparelhos, nas próximas atualizações do sistema ele já não existirá mais e caso você queira pode desabilitá-lo pelas configurações do aparelho. O Google, do Android, empurrou a responsabilidade para as operadores, já que utiliza o sistema aberto e as empresas podem modificá-lo. Nokia, Microsoft e HP disseram que nunca tiveram o software instalado em seus aparelhos, mas há quem diga que eles estão mentindo.

A boa notícia é que nós, brasileiros, não somos afetados por isso, o Carrier IQ só é utilizado pela Sprint e AT&T que são dos Estados Unidos, essas operadores dizem que o usam para melhorar a experiência do usuário, descobrindo quais problemas estão ocorrendo, porque ligações caem, e como aumentar a duração da bateria, porém, acredito que isso não seria necessário.

Outras operadoras em outros países, como Portugal, também usam o "rastreador". A Samsung e HTC dizem que já mandam o aparelho com o software pré-instalado, mas só fazem isso caso as operadoras peçam.

Pelo jeito não há nada do tipo no Brasil, mas se você quer conferir, baixe esse aplicativo para Android direto do Market e confira, se o seu aparelho estiver "infectado" nos avise, com o modelo e a operadora utilizada, será muito interessante descobrir se alguma operadora nacional utiliza do serviço.

A empresa já está sofrendo uma série de processos judiciais. Isso ainda vai dar muito assunto...