Diminuir o brilho da tela do seu smartphone, laptop ou tablet é uma das maneiras mais práticas de prolongar a duração da bateria. Mas, na prática, qual a diferença real? A Wired fez os cálculos e mostra o quanto é possível prolongar a autonomia da bateria de um iPhone 4 reduzindo o brilho da tela do aparelho.

Deve-se levar em conta que cada aparelho é diferente e alguns contam com baterias mais ou menos potentes que a dos outros. Porém, independente do aparelho, o cálculo revela que a redução do brilho pode lhe render boas horas a mais de bateria.

De acordo com os testes realizados pela Wired, a bateria do iPhone 4 deve durar cerca de 6.5 horas com o brilho no mínimo e 3.5 horas no máximo com 3G e WiFi desligados. Com o brilho no meio termo entre mínimo e máximo, o site conseguiu obter aproximadamente cinco horas da bateria.

Obviamente estamos nos referindo a situações extremas, ninguém usa o smartphone com o 3G e WiFi desligados. Mas é possível concluir que o nível do brilho influencia (e muito) na duração da bateria. Quanto? Depende do uso de cada um. Uma pessoa que usa pouco o smartphone talvez não note muita diferença, mas para um heavy-user pode vir a fazer uma diferença significativa e pode ser uma ótima maneira de economizar bateria.

Para maiores informações, confira o estudo na íntegra no site da Wired.