A Apple liberou nesta quarta-feira as atualizações dos seus sistemas operacionais móveis – iOS 4.0.2 e 3.2.2. As novas versões têm o intuito de bloquear a prática de jailbreak por meio do site Jailbreakme.com, o qual quebra as limitações de instalação de recursos não disponibilizados pela fabricante.

O problema de segurança já era conhecido há muito tempo pelos engenheiros da empresa de Steve Jobs. O site explorava uma vulnerabilidade do Safari – navegador padrão da Apple – durante a leitura de arquivos no formato PDF.

O jailbreak consiste, basicamente, em um método que habilita a implementação de softwares, temas e outros recursos não aprovados pela organização da "maçã".

Estão contemplados pelo iOS 4.0.2 os iPhones 3G, 3GS e 4 e os iPods Touch de 2ª e 3ª geração. Por sua vez, o iOS 3.2.2 do iPad engloba tanto a versão Wi-Fi como a 3G. As respectivas atualizações dos sistemas operacionais móveis da Apple estão disponíveis no iTunes. Para facilitar sua vida, seguem os links de download:

iPad;
iPhone 3G;
iPhone 3GS;
iPhone 4;
iPod Touch 2ª Geração;
iPod Touch 3ª Geração.

ATENÇÃO! Se você ativou o jailbreak no seu aparelho, NÃO o atualize. Isso pode causar incompatibilidades dentro do sistema operacional e, consequentemente, o mau funcionamento do smartphone.