Hoje foi apenas o primeiro dia da WWDC, evento realizado pela Apple e voltado para desenvolvedores que vai até dia 15 de junho, e a empresa da maçã já fez questão de revelar ao público as principais das inúmeras novidades reservadas para o restante da semana. Como quase todo evento da Apple, o atual CEO da empresa, Tim Cook, primeiramente subiu ao palco informar alguns números da empresa ao redor do mundo.

Entre os números revelados, Cook afirmou que a App Store já conta com nada menos que 400 milhões de contas cadastradas, 650 mil aplicativos sendo 225 mil desenvolvidos especificamente para iPad e que 32 novos países vão receber a App Store em breve, totalizando 155 países. Sem mais delongas, agora vamos a uma das melhores e mais importantes novidades mostradas hoje pela Apple: as impressionantes novas linhas de MacBooks Air e Pro.

MacBook Air

O MacBook Air agora conta com a nova linha de processadores Ivy Bridge da Intel, nenhuma novidade até aqui, pois já era algo esperado. O modelo de 11 polegadas tem duas versões, ambas vem de fábrica com processador Intel i5 de 1.7GHz, mas na versão com 128GB de armazenamento SSD o usuário pode optar por um i7 com clock de 2.0GHz e por upgrades na capacidade de armazenamento. Infelizmente, nenhuma dessas melhorias é possível na versão de 64GB do Air. Ambos contam com 4GB de memória RAM expansíveis a até 8GB.

Além da porta Thunderbolt, ambos os modelos do MacBook Air agora vêm com duas portas USB 3.0, uma novidade inusitada, mas também muito bem vinda. A resolução permanece 1366 x 768 pixels no modelo de 11 polegadas e 1440 x 900 pixels no de 13 polegadas.

Além disso, a empresa garantiu autonomia de 5 horas de bateria nos modelos mais simples, e 7 horas nos mais avançados. Vale lembrar que todos começaram a ser vendidos hoje, abaixo confiram a tabela de preços exibida no site da Appe Brasil.

MacBook Pro

As principais novidades foram reservadas aos MacBooks Pro, que também ganharam processadores Intel Ivy Bridge dual-core ou quad-core, dependendo da versão selecionada pelo usuário. A versão mais simples, de 13 polegadas, tem processador Intel Core i5 dual-core de 2.5GHz, já a versão mais robusta vem com Intel Core i7 quad-core de 2.6GHz.

Exceto os de 13 polegadas, além do processador gráfico Intel HD 4000, os demais modelos contam com uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GT650M, que variam de 512MB a 1GB em algumas versões.

A Apple garante autonomia de até 7 horas em todos os MacBooks Pro e, felizmente, não decidiu abolir o drive de DVDs e também incluiu uma entrada HDMI no dispositivo.
Mas o que realmente merece destaque é uma terceira versão do MacBook Pro também apresentada hoje, chamada de “Next Generation”. As versões, também de 15 polegadas, são equivalentes as normais, com a única diferença que a tela deste utiliza tecnologia Retina Display – resolução de 2880 x 1800 pixels – e o armazenamento é todo em flash.