ipad 2Após a característica série de boatos e especulações que antecedem o anúncio de um produto da Apple, o iPad 2 enfim foi apresentado ao mundo e trouxe várias novidades para os seus usuários. Até agora há pouco estive acompanhando a transmissão do evento ao vivo e anotando as novidades para apresentá-las nesse artigo. Logo abaixo, confira na íntegra todas as novidades trazidas pelo iPad 2 e minhas principais impressões.

Steve Jobs, sim, nosso querido Steve cuja presença era incerta começou apresentando o evento. Ele comentou principalmente sobre os impressionantes números que a Apple alcançou em 2010. Por exemplo, já foram 100 milhões de iPhones vendidos ao redor do mundo, 200 milhões de contas na App Store, 65.000 mil aplicativos exclusivos para o iPad e 15 milhões de unidades do Tablet vendidas no ano passado.

Vale destacar a alfinetada que Jobs deu no Android Honeycomb, atualmente o sistema operacional para Tablets que oferece maior concorrência ao iOS. Steve destacou que o iPad possui 65.000 aplicativos desenvolvidos exclusivamente para ele, enquanto o Honeycomb.... Bem, isso está muito bem ilustrado na imagem abaixo.

Para começar irei abordar as principais características do iPad 2. Ele será disponibilizado nas cores branca e preta, e é 33% mais fino e 15% mais leve em comparação com a geração atual do dispositivo. O peso foi de 680 gramas para 590 gramas, ou seja, não será tão cansativo segurá-lo com apenas uma mão. Apesar de ser mais compacto, a segunda geração do Tablet oferece vários recursos adicionais e ainda mantém a duração de 10 horas de bateria, confira abaixo uma abordagem de cada uma das novas características.

Processador: Como já era de se esperar, o iPad 2 possui um processador de dois núcleos (Dual-Core). Nomeado A5, o novo processador oferece um clock de 1GHz e sua impressionante velocidade servirá para otimizar a experiência do usuário com o Tablet.

Duas câmeras: Outro rumor amplamente difundido e confirmado nessa apresentação, o iPad 2 possui uma câmera frontal e uma traseira. A traseira possui capacidade de filmar em HD 720P com 30 quadros por segundo e a frontal servirá para FaceTime entre iPads, iPhone e Mac.

Smart Cover: Quando vi esse recurso pela primeira vez achei "estranho", porém além de inesperado se mostrou um conceito inovador. Ele será uma espécie de "cobertura" para a tela do iPad 2 que se prenderá magneticamente às extremidades do Tablet. Assim que o usuário abri-la o iPad automaticamente sairá do modo de repouso e irá retornar imediatamente a este modo ao fechá-la. O acessório será disponibilizado em 10 cores e duas composições diferentes, poliuretano e couro, sendo que a segunda irá custar US$69 dólares cada.

Tela e resolução: A tela do iPad 2 possui 9.7 polegadas e infelizmente manterá a resolução de 1024 x 768 da primeira geração, entretanto a tecnologia do Backlight de LED permitirá que o usuário enxergue cores vívidas mesmo em ambientes pouco iluminados. O giroscópio, acelerômetro e compasso também são alguns dos destaques, pois irão ajustar a tela do iPad 2 em qualquer posição que o usuário o esteja segurando.

AirPlay: Desde que o iPad 2 e o Apple TV estejam conectados na mesma rede Wi-Fi, o usuário poderá fazer o streaming de vídeos do Tablet para sua HDTV.

Saída HDMI: Mediante a compra de um adaptador que irá custar US$39 dólares, o usuário poderá conectar diretamente o iPad 2 em uma HDTV. O mais interessante é que o adaptador possui duas conexões, permitindo carregá-lo simultaneamente enquanto o dispositivo está conectado na HDTV.

Duração da bateria: Apesar de todos os novos recursos oferecidos pela nova versão do iPad, a duração da bateria permanecerá sendo cerca de 10 horas.

Como você pôde observar no vídeo acima, o iPad 2 é extremamente veloz e muito responsivo aos toques na tela. E essas foram as novidades presentes na segunda geração do iPad, os preços tradicionalmente se manterão os mesmos de quando foi lançada a primeira versão. O iPad 2 chegará ao mercado americano em 11 de março e no dia 25 em 26 outros países. E o que você achou dessa nova versão? Aprovou as mudanças ou acha que faltou algo? Expresse suas opinião sobre o novo dispositivo através dos comentários.

Informações: Apple
Imagens: Engadget