A iniciativa quer motivar a compra de aplicativos para iPads, iPods Touch e iPhones ao permitir que o usuário experimente o programa antes de pagar por ele.

A Apple decidiu abrir uma nova seção na App Store, chamada de ‘Try Before You Buy’ (‘experimente antes de comprar’, em tradução livre), para permitir que os usuários testem os aplicativos em seus aparelhos antes de pagarem por eles.

A iniciativa parece querer inibir os aplicativos piratas, que costumam ser instalados em aparelhos desbloqueados a partir de técnicas como a utilizada pelo JailbreakMe.

Os desenvolvedores já tinham percebido há muito tempo que oferecer uma versão gratuita ou a possibilidade de testar um aplicativo por determinado período aumenta as chances de compra mas só agora a Apple pensou em aproveitar a oportunidade. Para compensar a demora, a empresa de Steve Jobs está chamando a atenção para os aplicativos que possuem versões gratuitas ou de testes com selos bastante chamativos.

A seção recém criada pela Apple, contudo, contemplará apenas os apps do tipo ‘freemiun’ (é preciso pagar para ter acesso a funções Premium), ‘lite’ (versão simplificada) ou aqueles que são mantidos pelos anunciantes (conhecidos como ad-supported).

Via Geek.