cyanogenmod9A equipe da CyanogenMod está bem focada no Defy, principalmente na ROM do CM9(CyanogenMod9) que roda o Android 4 Ice Cream Sandwich e está cada vez mais rápida e estável. Eu possuo um Defy e ele sempre me atendeu bem, mas com a ROM da Cyanogen está ficando melhor ainda, já que o ICS está rodando nele mais suavemente.

Estou aqui para compartilhar com vocês, usuários do Defy, um tutorial de como instalar essa ROM no seu Defy, o processo não é muito complicado, porém deixo claro que não me responsabilizo por possíveis danos ao seu aparelho, faça por sua conta e risco.

“Flashando” seu defy

Se você já tiver seu Defy rooteado e com o 2nd-init instalado, pule as etapas 1 e 2 e certifique-se de ler o tutorial antes de fazê-lo e baixar os programas/arquivos necessários para obter sucesso na sua instalação. Apenas repetindo, não me responsabilizo por nenhum dano em seu celular, você está fazendo isso por conta propria mas terá meu suporte caso necessário.

1. Rooteie seu celular caso ainda não esteja rooteado. (Tutorial)
2. Instale o 2nd-init Recovery Mode (Todas as instruções necessárias para seu uso estão na instalação do mesmo, basta que na hora de instalar você aperte o botão “Menu” e vá em “Instructions”).
3. No recovery mode entre em Recovery > Custom Recovery
4. Dê wipe data/cache. (Somente faça isso se estiver instalando o CM9 pela primeira vez, se estiver apenas fazendo upgrade não tem necessidade.Você pode também fazer o backup pelo nandroid antes de dar wipe.)
5. Dê wipe cache (Só é necessário se não foi feito a etapa 4).
6. Dê wipe dalvik cache (Advanced > Wipe Dalvik Cache).
7. Instale a build nightly do CM9 - Build Defy e Build Defy+ (Builds antigas: Defy e Defy+)
8. Instale o Froyo Kernel se você tem um Defy de lente verde ou o GB Kernel se você tem um Defy de lente vermelha (verifique na parte de trás do seu Defy a cor da lente da câmera) - Você pode pular esta etapa se tiver um Defy+.
9. Instale o gapps (Google Play).
10. Se você tiver um Defy de lente vermelha baixe esse “battery fix”.
11. Dê wipe cache e wipe dalvik cache e depois Reboot.
12. Depois do primeiro boot instale o 4.5.2_DHT-22 kernel, ele é mais eficiente na duração da bateria (não siga este passo caso seu Defy tenha lente verde).

OBS: Não se apavorem se demorar para iniciar, o primeiro boot demora aproximadamente 10 minutos.

XDA-Developers
Créditos para Epsylon e Quarx.

Autor do post: @Matheus_Bonatti