Android-Ice-Cream-SandwichOntem aconteceu o lançamento oficial do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, o evento foi em Hong Kong, todo mundo podia acompanhar pelo canal do YouTube, cheguei um pouquinho atrasado mais consegui pegar todas as novidades do novo sistema do Google.

Muita coisa foi revelada, muita coisa boa que vai mudar o nosso jeito de mexer no smartphone, muitas dúvidas foram levantadas e estamos aqui para resolvê-las, quando vamos poder atualizar nossos dispositivos, quais as novidades e tudo mais.

Interface

home-ICS
Primeiro vamos falar apenas do sistema, no próximo post você saberá mais sobre o Galaxy Nexus. O Google se preocupou muito com algo que - principalmente os usuários do iOS - muita gente crítica no robô: a interface do usuário. Eles tentaram fazer o máximo possível para torná-lo usual e sedutor ao mesmo tempo e pelo jeito conseguiram, criaram o Roboto, uma fonte totalmente feita para o Android que muda o visual completamente.

Temos novas animações, a tela foi re-otimizada para melhor aproveito de altas resoluções, não temos mais botões físicos nos celulares, pelo menos a partir do lançamento do ICS, já que ele herdou do Honeycomb os botões de opções direto na tela, o que me agrada bastante.

A barra de notificações mudou um pouco, ela continua lá, ela ajuda muito em várias tarefas, economiza tempo no Android, algo que o iOS não tem, aliás no sistema da Apple você pode ver apenas algumas coisas pela barra de notificações, no Android poderemos agora controlar a música que está tocando, remover itens fazendo o movimento "Swipe" (arrastando o dedo para o lado), além daquilo que estamos acostumados, eles deram uma melhorada legal nessa parte.

Sobre a homescreen, ela ficou linda, quase perfeita. Agora temos os "folders", pastas, igual ao iOS, você arrasta um aplicativo para cima do outro e se cria um folder, eles podem ser colocados no dock, onde você quiser, assim como em outros launchers poderemos desinstalar apps direto dos ícones deles na home, ter que ir ao gerenciador de aplicativos para poder fazer isso era um saco, problema resolvido.

Podemos também redimensionar widgets, aliás, eles estão muito bonitos e trouxeram funções interessantes, podemos, praticamente, mexer em um app direto do widget, muito legal.
icecreamsandwich_presentado-3
Na lockscreen também temos novidades, fazendo o Swipe para o lado direito desbloqueamos a tela, para o lado esquerdo abrimos o aplicativo da câmera, assim temos fotos rápidas, em qualquer momento podemos sacar o telefone do bolso e tirar uma foto. Outra novidade é o "Face Locker", o nome já diz, para aqueles smartphones que tiverem câmeras frontais você pode desbloquear a tela com o seu rosto, isso falhou ao vivo na apresentação, caso ele falhe durante o uso diário recorremos ao PIN que configuramos, assim desbloqueamos o celular.

Produtividade e Aplicativos

Depois de falar (muito) do visual, vamos para a parte mais produtiva, desde mandar SMS até navegar na web pelo celular, os aplicativos do Google foram redesenhados, gostei disso, a equipe se preocupou com os detalhes do Android, inclusive algo que eu não esperava que iria mudar.

Pra começar, o teclado, ele ficou melhor, com correções automáticas, mais rápido, você pode instalar dicionários de terceiros nele e já ter uma lista de correções, entre outras novidades, resumindo ele ficou mais rápido e será mais fácil digitar.

Algo que estava falando no Twitter ontem que entrou no sistema foi o "Voice Imput", é como o Siri, porém inteiramente do Google, não funciona igual ao da concorrência, mais é tão usável quanto. Você pode enviar emails, SMS, procurar por coisas no Google, acessar websites, colocar alarmes, setar eventos na agenda e muito mais, temos também o feedback audível.

Achei essa novidade muito interessante, Monitor data usage, simplesmente monitora seu uso de sua internet e assim você tem total controle sobre o que está gastando, pode ter um controle total sobre isso e até limitar o uso de banda por aplicativo, assim sua banda nunca vai estourar e você sempre terá internet móvel em seu dispositivo.

Algo que já tínhamos falado, screenshots nativas, ótimo! O multitarefa também melhorou, ele está bem visual, com um toque no botão das opções vemos os aplicativos abertos e uma pré-visualização do que está acontecendo nele.
icecreamsandwich_presentado-7
Na área social do Ice Cream Sandwich temos o "People", exatamente igual ao Windows Phone 7, temos nossos contatos, informações, fotos deles e muito mais, fazendo um Swipe teremos os contatos mais usados, os favoritos, ao dar um toque na pessoa temos todas as opções de comunicação, Google+, Twitter, Google Talk, entre outros, agora ficou mais fácil se organizar com as pessoas.

O Calendário mudou, podemos colocar lembretes e eventos na mesma interface, gerenciar cores para não nos esquecermos do assunto e etc, dando um pinch-to-zoom no calendário vemos mais detalhes daquele evento em específico que colocamos.
keyboard-gmail
O Gmail está mais fácil de usar, mais bonito, e ao abrir um email fazemos o movimento Swipe e vamos para outro, navegação simples, fácil, rápida, incrível, temos também a pré-visualização de duas linhas na página principal dele, temos busca, marcadores, tudo mais organizado. A grande novidade desse aplicativo, você pode guardar as mensagens e lê-las offline depois, o período padrão de das mensagens dos últimos 30 dias, mas você pode aumentar isso.

O navegador melhorou, e como! Temos aqui sincronização com os favoritos do Chrome no desktop, instantâneo, podemos salvar páginas para ler depois, offline, o movimento de Swipe fecha uma aba, podemos abrir 16 delas, podemos escolher a versão mobile ou desktop de uma página apenas dando um toque em um botão, além das melhorias em relação a velocidade de carregamento, etc.

Câmera

ICS-Camera-600x343
Bom, essa melhorou demais! O aplicativo está rápido e cheio das novidades. Fizeram a demonstração com o Galaxy Nexus, mas os demais aparelhos deverão ter uma qualidade semelhante, já que o sistema melhorou em relação a isso. Temos suporte a fotos panorâmicas, zoom estabilizado e foco contínuo (além do "toque para focar), ela funciona rápido, na demonstração, como disse usaram o Galaxy Nexus, tiraram umas 5 fotos em dois segundos, take, take, take, rápido. Na parte da filmagem melhoraram também, mais estabilizada a imagem, dá pra fazer vídeos em timelapse e muito mais.
icecreamsandwich_presentado-8
E o melhor, após tirarmos uma foto podemos corrigi-la de várias formas, colocando filtros like Instagram, editando, cortando, colocando um foco melhor, enfim, melhorou. Podemos fazer ajustes rápidos, a imagem original ainda fica lá, salva. O compartilhamento das fotos ficou rápido também.

Android Beam

Android Beam foi a novidade que deixaram por último, com ela você passa qualquer coisa (mesmo) de um celular para o outro com o NFC, basta encostar "as costas" de dois celulares com a tecnologia NFC e a página, mapa ou game, ou qualquer coisa que você está fazendo, é passada de um smartphone para o outro. No caso do game você é redirecionado até a página do Market para fazer o download dele.

Concluindo

Enfim, é isso, muitas novidades. O Android 4.0 foi feito por pequenas coisas que fazem toda a diferença, a experiência será outra. Quando poderemos atualizar? Não se sabe, o que sabemos é que o sistema será lançado mês que vem e até a informação vazada é que o Nexus S terá atualização e todos os outros que possuem Android 2.3 também, leia-se Android 2.3 nativamente, aqueles que possuem ROMs customizadas nem sempre poderão atualizar, mas o jeito é esperar pelo CyanogenMod 9 para saber como vai ser, espero que não demore.