android-logo
Sempre quando um Applefag vem criticar o Android ele fala sobre a fragmentação. E ela existe mesmo, os próprios usuários do robô reclamam disso, é mesmo muito chato ter que ficar esperando a boa vontade da fabricante para atualizarmos nossos dispositivos.

Porém cada vez mais as ROMs customizadas estão se popularizando e as fabricantes estão se preocupando mais em disponibilizar as atualizações, é um bom negócio, fideliza o cliente e tudo mais. O Android Ice Cream Sandwich está aí para acabar de uma vez por todas com a fragmentação do sistema, mas antes mesmo dele chegar a versão mais recente (antes dele) 2.3 Gingerbread já é líder entre os aparelhos que rodam Android.

É a primeira vez que o antecessor Android 2.2 Froyo fica para trás e o Gingerbread assume a liderança. Os dados coletados correspondem aos últimos 14 dias de acessos no Market. Agora, o Gingerbread corresponde a 44.4% dos smartphones, isso inclui também os updates pequenos como o Android 2.3.7.
Android-distribution
Assim que o Android Ice Cream Sandwich ser lançado teremos uma certa demora para que o sistema atinja esses níveis de marketshare, mas com certeza chegará lá e é o primeiro passo para o fim da tão falada fragmentação.

Informações | Android Developers