windows phone 7Durante a conferência MIX10 no ano passado a equipe do Windows Phone mostrou, pela primeira vez, o ambiente de desenvolvimento de aplicativos e ferramentas que os developers usariam para criar seus apps e games para Windows Phone 7.

Antes mesmo de completarem um ano já tinham alcançado 10 mil apps disponíveis. Agora, a Microsoft divulga alguns números que a plataforma conquistou durante o seu primeiro ano de vida.

Foram mais de 11.500 aplicativos, o Windows Phone Developer Tools foi baixado mais de 1.5 milhões de vezes e são 36.000 mil desenvolvedores, levando em conta os membros da comunidade AppHub.

Eles se preocuparam em dizer que não buscam quantidade e sim qualidades para suas aplicações e que categorias como Wallpapers não foram contadas, assim como aqueles que possuem versões em várias línguas. Cada usuário baixa em média 12 apps por mês, um número razoável para uma plataforma que ainda está em seu início.

Parece que o sistema operacional móvel da Microsoft está andando bem e este crescimento rápido deve continuar, ainda falta ele se expandir para outros países e assim, ganhar mais mercado.

Veja todos os números que divulgaram sobre o WP7.