Se você usa o Youtube desde os seus primórdios, deve se lembrar que a forma dos vídeos carregarem era bem diferente da atual. O vídeo continuava carregando mesmo quando não estava sendo reproduzido. Com o passar dos anos, o Google optou pelo uso do “streaming dinâmico adaptativo”. Dessa forma, o vídeo é carregado a medida que é reproduzido.

Para conexões rápidas, isto ajuda a evitar travamentos. No entanto, se a sua conexão não é muito boa, a forma antiga de carregar vídeos no YouTube talvez seja a melhor alternativa. Isto é possível por meio do YouTube Center, uma extensão compatível com os navegadores mais populares da atualidade, incluindo Chrome, Firefox, Opera, Safari e Internet Explorer.


Quando instalada, você verá ao lado do botão de “Fazer login” no YouTube uma engrenagem que indica configurações. Ela contém diversas opções que permitem a personalização do site de vídeos, mas estamos interessados em fazer o YouTube voltar ao modo de carregamento antigo. Para tal, acesse a seção “Player” e desmarque a caixa de seleção referente a “Dash Playback.

O YouTube Center, como dito acima, é compatível com diversos navegadores. Entretanto, para rodá-lo no Chrome, é necessário habilitar o “Modo Desenvolvedor”. Acesse: Ferramentas > Extensões para habilitá-lo.

Você pode fazer o download da extensão aqui.