Os tablets e celulares smartphones estão dominando o mercado de gadgets, e em muitos países, as vendas de computadores comuns de mesa e laptops começam a cair. Mas ainda há coisas que só um computador faz, ainda mais quando o assunto é trabalho. Quem trabalha de casa como freelancer, ou ainda designers e desenvolvedores que curtem ter uma estação de trabalho hi-tech, sabem o quanto pode ser uma mão na roda ter mais de um monitor à disposição.

O melhor de tudo isso é que você pode ainda fazer uso do seu tablet - seja ele um Blackberry PlayBook, Kindle ou iPad - como um monitor extra, sem precisar comprar um novo e ainda com o bônus da tela touchscreen. Isso graças a alguns aplicativos que transformam o seu tablet num monitor externo, sem que você precise comprar cabos específicos.

Para que a “mágica” funcione, é preciso que seu tablet ou smartphone esteja conectado à rede wi-fi, assim como seu computador. O app escolhido deve ser instalado tanto no computador quanto no gadget que será usado como monitor externo.

Veja a seguir alguns dos aplicativos mais populares e suas vantagens.

Air Display

O aplicativo, que roda em Windows e Mac, transforma a tela do seu smartphone ou tablet num segundo monitor, e também conecta seus gadgets usando a rede wi-fi. O aplicativo oferece um teclado virtual e também conexão com mouse, além de outras funcionalidades. Tablets e smartphones com sistemas operacionais Android e iOS são aceitos. Também é possível utilizar o app em celulares e tablets BlackBerry se o arquivo for convertido para .bar.

iDisplay

Este é o aplicativo mais popular, e possibilita que você conecte nada mais, nada menos que 36 gadgets ao seu computador, o que pode ser muito prático para compartilhar arquivos, apresentações e outros documentos. O aplicativo também permite que você não precise ficar perto do computador enquanto usa o tablet ou smartphone como segundo monitor. Disponível para iOS e Android.

Splashtop XDisplay

Este aplicativo permite que você controle o seu computador remotamente, e também transforma o seu tablet ou smartphone em monitor externo quando instalado junto com o Splashtop Streamer. Este aplicativo é um dos melhores em termos de qualidade de sincronização e velocidade, possibilitando que você assista a vídeos sem ter quebras de conexão.

E você, já pensou em transformar seu tablet ou smartphone em um monitor externo? Que outros usos para estes gadgets você acha que seriam interessantes?

Este artigo foi escrito por Ingrid Calderoni.