É comum vermos nas especificações de HDTVs e conteúdos de mídia a designação 1080p e 1080i, mas o que exatamente as duas definições tem de diferente? Pode não parecer, porém uma possui melhor qualidade do que a outra, mesmo que presentem a mesma resolução de tela, no caso 1920x1080 pixels.

O 1080i foi o primeiro formato que surgiu em 1998 para TVs HD, o "i" significa linhas interlaçadas e isto quer dizer que a maneira com que as imagens se formam é dividida em duas partes, cada uma composta de 540 linhas de pixels - as linhas pares ou ímpares - que são atualizadas alternadamente, isso diminui taxa de atualização pela metade causando uma certa perda de qualidade de imagem.

Já o 1080p é considerado o "Full HD", o "p" significa linhas progressivas e a imagem é formada de uma vez só de acordo com a taxa de atualização do display, proporcionando transição de imagens mais suave e de mais qualidade.

Essa imagem ilustra bem a diferença entre um modo e outro, no lado esquerdo temos o "p" e no direito o "i".
Interlace10hz

Sempre que puder escolher entre um e outro e quiser optar por mais qualidade, as resoluções de linhas progressivas tendem a ser melhores, há aqueles que dizem que a resolução 720p é ainda melhor do que 1080i, mas existem algumas dúvidas sobre essa afirmação.