navegação-anônimaComeço com uma revelação chocante: o modo de navegação anônima em seu browser não serve apenas para o consumo de... Entretenimento adulto. Apesar dessa “má fama”, a navegação privada pode ser mais útil do que você imagina. É possível, por exemplo, ler mais notícias que o permitido por alguns grandes portais. Mas esse não é a única vantagem, e o Portal Tech traz para você as principais vantagens que acessar a internet no modo anônimo do navegador podem lhe proporcionar.

Burlar o limite de visualização de páginas

Como mencionado acima, alguns sites de grandes portais limitam a quantidade de artigos que você pode acessar em um mês antes de oferecerem uma assinatura. No entanto, se você quiser ler mais notícias do que o permitido, basta acessar o site do jornal em uma janela anônima. Os cookies, que mostram que você esteve no site antes, de cada sessão anônima são automaticamente deletados após o término da sessão.

Verificar distinção de preços

O critério utilizado permanece desconhecido, mas as companhias aéreas são famosas por ofertarem preços diferenciados a seus clientes de acordo com os cookies armazenados em seus navegadores. Isso não serve apenas para sites de companhias aéreas, e sim para qualquer produto que você for adquirir online. Sempre verifique o preço em uma janela anônima, você pode se surpreender.

Utilizar serviços e redes sociais em computadores de desconhecidos

Este é o meu principal uso para o modo anônimo, especialmente quando acesso o Gmail ou o Facebook nos laboratórios da universidade. É a solução ideal para os esquecidos que nunca encerram a sessão. Além disso, você não corre o risco de ter suas informações armazenadas em um computador público. Mesmo assim, é preciso ter cuidado com vírus e keyloggers. O ideal é não acessar conta de email ou de redes sociais em computadores públicos. Porém, se há a necessidade, faça no modo anônimo. O que você NUNCA deve acessar em computadores desconhecidos, mesmo na navegação anônima, é o seu Internet Banking.

Ver a internet fora da “bolha”

Não é segredo que o Google exibe o resultado de suas pesquisas baseado em buscas feitas anteriormente. Caso você não queira ver esses resultados segmentados, basta fazer a pesquisa em uma janela anônima. Este é um uso muito útil para verificar o real posicionamento do seu site no Google, por exemplo.

Ver como determinadas páginas aparecem para o público

Se você quiser ver na prática como o seu perfil no Facebook, Twitter ou LinkedIn aparece para visitantes externos, acesse-os utilizando o modo anônimo. Eventualmente, altere as configurações de privacidade dessas contas como melhor lhe convir.

Como você pôde constatar, a navegação anônima não serve apenas para conteúdos NSFW. Dependendo do seu uso, ela pode vir a se tornar uma ferramenta muito útil. Você conhece ou a usa de outra forma? Sinta-se a vontade para compartilhar suas experiências nos comentários!