Aplicativos, músicas, fotos e vídeos. Esses são alguns dos principais consumidores do armazenamento interno de um celular. Se você tem um aparelho com espaço inferior a 16GB, sem slot para cartão microSD, até o sistema operacional pode se tonar um vilão. O iOS 7, por exemplo, requer 3.1GB de espaço livre no iPhone. Em um iPhone de 8GB, quase metade do armazenamento disponível.

Aparelhos com Android costumam ter slot para cartão microSD. Se for o seu caso, experimente exportar alguns dados para o cartão. Usuários de iPhone não contam com essa opção, portanto, é preciso identificar o que está consumindo o armazenamento do seu iPhone. Acesse: Ajustes > Geral > Uso.
No topo da tela, é possível ver o armazenamento disponível seguido por uma lista dos aplicativos que mais estão consumindo espaço. Quanto mais você usa o aparelho, mais informações são armazenadas pelos apps. Aplicativos como Tweetbot permitem que você limpe o cache, mas isso não libera tanto espaço.
IMG_0002
Abaixo, confira algumas dicas do que você pode fazer para liberar o espaço do seu iPhone, mas as dicas também valem para outros celulares.

Músicas

Faz tempo que eu não baixo/compro músicas. Assinei o Rdio, um serviço de streaming de músicas, inicialmente pela economia e comodidade. A longo prazo, isso refletiu no armazenamento do meu celular. Sincronizo apenas as músicas e playlists que eu realmente gosto e, quando tenho uma boa conexão com a internet, posso ouvir uma música qualquer sem precisar armazená-la em meu celular.

Fotos e vídeos

Não, você não precisa de três mil fotos em seu celular. “Ah, mas...” Não, Matheus. Habite o upload automático de imagens para o Dropbox, Google+ ou Photo Stream. Dessa forma, você deixa as suas fotos armazenadas na nuvem e não precisa mantê-las no rolo da câmera.
Vídeos são provavelmente os maiores vilões, pois o minuto de cada vídeo gravado em HD tem aproximadamente 78MB. Prefira salvá-los em seu computador.

Pequenas atitudes

Assim como limpar o cache, deletar o histórico de navegação, contatos, lembretes, notas e mensagens de texto que você não precisa mais, não libera tanto espaço. Mas já ajuda de alguma forma, portanto, fique atento a isso.