chrome-logoUso um Mac Mini mid-2010 para quase todas as minhas tarefas, desde o consumo de mídia até a edição de imagens simples. As especificações não são das melhores e para piorar, eu tenho o costume de manter várias abas abertas, com leituras que deixo para depois. Para mantê-lo funcionando com um desempenho razoável, eu costumava finalizar as abas que não estavam em uso através do "Gerenciador de Tarefas" do Google Chrome – navegador que consume muita memória. Pouco depois descobri que existiam extensões que automatizavam essa tarefa, como o The Great Suspender.

A extensão oferece algumas funções manuais, como suspender uma única aba, suspender todas ou recarregá-las de uma só vez. Nas configurações você pode definir também um tempo mínimo de inatividade para que a aba seja suspensa automaticamente. É possível manter uma lista de sites que não são suspensos, independente do tempo, e verificar o histórico de páginas.

Manter várias abas ativas tem um impacto negativo sobre a velocidade do computador e, certamente sobre a autonomia da bateria do notebook. Comparada a outras alternativas, The Great Suspender se mostrou a mais eficiente para a tarefa. A extensão pode ser baixada através da Chrome Web Store.