O que é Skeuomorfismo? É uma pergunta que todos fazem quando se deparam com esse termo. É de comer? Uma marca de fones de ouvido? Uma nova versão de Android? O Skeuomorfismo é um tipo de design usado pela Apple no iOS e Mac OS.

Esse tipo de design para as interfaces vêm desde quando o Steve Jobs era vivo. Steve Forstall (ex-vice presidente de software móvel da Apple), começou essa linha de Skeuoformismo levando primeiro para os aparelhos móveis e depois Jony Ive integrou a maioria dos produtos da empresa, incluindo o Mac. Essa linha de padrões e desenhos agradava a Steve Jobs, e desde então, o estilo é usado nos elementos gráficos da Maçã.

O problema é o mercado consumidor que todo ano vê as inovações da interface Android, e acaba querendo algo mais sofisticado que apenas um desenho que imite couro, pedra ou papel. O Skeuomorfismo está perdendo espaço e apenas quem é realmente detalhista faz questão de que permaneça. Esse é um dos desafios de Ive (dizem que ele não curte muito essa ideia), reconquistar o mercado, inovando com design jamais visto, ou realçando esse padrão a ponto de surpreender novamente.

Existem várias definições para definir o Skeuomorfismo, mas de uma maneira simples, podemos traduzir isso como uma maneira de trazer às interfaces aquele gostinho de realidade presente nas coisas literais - a impressão de que está escrevendo no papel, no app Notas, por exemplo, já no app Buscar, ele te dá a impressão de abrir um mapa de papel sobre uma mesa de madeira, no iBooks temos a impressão de ler um livro de verdade e, assim por diante, existem vários pequenos detalhes onde o estilo é usado.
skeuomorfismo
O Skeuoformismo é um "requinte" que diferencia a Apple das demais empresas, pois os heavy users prestam atenção em tudo e um detalhe que pode parecer "bobo" faz a diferença, ele é justamente o que faz dos sistemas da Apple mais atraente aos olhos de muita gente.

Aprova ou acha antiquado demais?