AppleApós o nosso querido "Googol", vou falar um pouco da Apple.

Apple Inc. revolucionou o mundo dos computadores pessoais, a qual foi fundada pelo Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak. Por mais de 30 anos a Apple introduziu no mercado produtos que se diferenciam do habitual e vão além de seus concorrentes, os quais se espelham na maçãzinha para criar seus próprios produtos.

Ela trouxe ao mercado, marcas famosas como os iPods, Macintosh, Quicktime, etc. Por trás dessa força toda de produtos existe uma forte identidade visual que, sem ao menos ter seu nome escrito nela, todos conhecem e respeitam, simbolizando status hoje em dia.

O primeiro logo foi feito por Jobs e Wayne em 1976, trazendo o Isaac Newton embaixo de uma árvore de maçã. Algo bem difícil de se aplicar e que traria muitos problemas para a marca caso fosse levado para frente daquela forma.
Newton
Este logo foi imediatamente trocado (graças a Deus) e foi criado outro pelo designer Rob Janoff, o homem que trouxe à apple a Maçã gay, toda colorida e com uma mordida na lateral. Este logo foi feito com o conceito de comemorar a descoberta feita por Isaac Newton, a gravidade (através da própria maçã) e as cores representam a separação de cores feitas pelo próprio Isaac, além de toda aquela história de Adão e Eva e do fruto probido.

Dentro de todo esse contexto de maçãs, cores e tudo mais, o termo usado nos computadores da Apple antigamente era nada mais, nada menos do que um termo usado para uma variedade de maçãs, a Macintosh.

Apesar de tudo, existem algumas teorias que falam sobre esse logo gay colorido da Apple, que diz que o logo é uma homenagem à Alan Turning, o pai da computação moderna, o qual cometeu suicidio com um tal de “cyanide-laced apple” (não encontrei a tradução disso, mas ja deu pra entender um pouco da bagaça).

Durante alguns anos, o logo da Apple acabou aparecendo em várias cores (aquele que tinha algumas cores mais “aquáticas” foi um dos mais famosos), porém agora a Apple descontinuou o uso do brilho em seu logo e hoje ele se apresenta bem mais consistente do que nunca (apesar de que eu gosto mais dele simplificado na cor preta, como era o terceiro logo. Como eu disse no post do “Googol”, menos é sempre mais.

Uma curiosidade do logo: "A marca japonesa especializada em design, Takamasa Matsumoto, considerou que o desenho tem a proporção áurea, uma constante matemática que, quando aplicada ao design pode obter resultados estéticos agradáveis, devido ao equilíbrio dos elementos. E, como não poderia ser diferente, a logo da Apple também segue o número áureo, como explicado na imagem abaixo."
apple-aurea
A evolução da logo da Apple:
Evolucao Apple