Com a saída de Scot Forstall (Vice-Presidente de software móvel da Apple), muitos começaram a especular sobre a renovação que Jony Ive (Vice Presidente Sênior de Design Industrial) pode trazer ao iOS em sua próxima versão.

E é notável que o sistema da maçã vem mostrando sinais de idade em alguns aspectos, ainda mais se comparado ao Android, seu principal concorrente. A inclusão tardia de uma central de notificações no iOS, recurso disponível há tempos no Android, é apenas um dos vários aspectos que comprovam isso.

iOS-alerts-concept-image-001

Alerta que mostra a mensagem e dá a opção de responder ou fechar.

O The Verge destacou um novo sistema de notificações que um leitor mostrou ao blog. Acima, você pode ver um esquema que o banner dá opção ao usuário de responder a mensagem, e não de apenas fechar a notificação. E abaixo, como um banner apenas com a opção de responder.

A central de notificações do iOS tem alguns pontos antiquados, apenas algumas melhorias de design já viriam a calhar. Uma das grandes vantagens do OS da Apple sobre o do Google é a solidez do sistema. Não mudar toda hora, isso agrada. E é uma das coisas desagradáveis do robozinho, a inconsistência do sistema.

iOS-alerts-concept-image-002

Apenas o banner de notificação dando a opção de resposta.

O que você acha, que o iOS deveria mudar a central de notificações totalmente, algumas coisas ou deixar como está?