Parece que o serviço de streaming de música Spotify que derrubar o iTunes. A empresa acaba de anunciar que irá sintonizar o serviço com o iPod da Apple e que está lançando uma loja virtual de download de músicas que permite que você compre playlists inteiras ou músicas separadas. O Spotify é compatível com o iPod Classic, iPod Nano e iPod Shuffle, até então, só podiamos usá-lo em smartphones como o iPhone e celulares com Android.

Com a nova versão do cliente, o usuário do serviço pode garenciar playlists e sincronizá-las com o leitor de mídia da Apple. A evolução é complementada pela capacidade de comprar listas de músicas.

Finalmente Spotify liberou o serviço para usuários free, até então apenas usuários premium tinham acesso ao serviço, agora os usuários free podem instalar o app para iPhone ou Android e sincronizar suas músicas do computador para o smartphone ou o iPod.

Como dito, você pode comprar playlists inteiras, o que torna tudo mais interessante e que vai impulsionar as vendas do Spotify. Quanto mais músicas estiver nas playlists mais barato fica. Veja a tabela para entender:

  • Se baixarmos 10 músicas para o iPod pagaremos 9,99 euros, praticamente um euro por música.
  • Se baixarmos 15 músicas pagaremos 12,99 euros, 0,87 euros por música.
  • Se baixarmos 40 músicas pagaremos 30 euros, 0,75 euros por música.
  • Se baixarmos 100 músicaspagaremos 60 euros, 0,60 euros por música.

Aparentemente, o limite de preço é de € 0,60, um preço que parece mais razoável em comparação ao iTunes, onde algumas músicas passam de um euro. Este preço está disponível a todos os usuários, tanto usuários premium quanto usuários free, eles podem comprar músicas e transferi-los para seu iPod sem problemas.

Com seus 9 milhões de usuários na Europa e esses novos recursos, Spotify tornou-se um concorrente desenvolvido para a iTunes, mas ela ainda não resolveu o seu maior problema: o de licenciamento e disponibilidade nos EUA. Depois disso, vai ser interessante ver a reação da Apple.

E que chegue ao Brasil! \o/

Informações | Engadget