O aplicativo do Facebook tem melhorado bastante em diversos aspectos, entretanto ainda existem algumas coisas que incomodam vários usuários, como por exemplo a lentidão e muitos também reparam que a bateria dos seus dispositivos acabam muito rápido utilizando o app. Uma ótima maneira de evitar tudo isso é usar o site mobile do Facebook, ele é praticamente idêntico ao aplicativo e funciona melhor nesses aspectos que citamos.

Para facilitar as coisas, você pode manter um atalho para o endereço da rede social em sua tela inicial.

No Android, abra o seu navegador, entre no endereço do Facebook normalmente e faça login. Depois disso adicione o site aos seus favoritos do celular e o mande para a tela inicial.

No caso do Chrome para Android, é só entrar nos favoritos, encontrar o Facebook e então pressionar e segurar, o menu de opções será exibido e você só seleciona a opção "Adicionar à tela inicial". Pronto, a partir de agora você terá um Facebook mais rápido e que gasta menos bateria. Outros navegadores dão a opção de forma muito semelhante.

Se você usa iPhone basta abrir o Safari, ir até o Facebook e logar, depois clicar no botão inferior de compartilhamento e escolher "Adicionar à tela inicial", coloque o nome que preferir e depois aperte "Adicionar". Depois disso ele aparecerá em sua homescreen.

Normalmente os usuários do Android perceberão mais diferença em relação ao desempenho e a economia de bateria.

Se você sentir falta das notificações, que para muitos usuários é uma função essencial, basta ativar notificações por e-mail, o resultado será praticamente o mesmo. Se você não vê problemas no atual aplicativo oficial do Facebook, não há porque utilizar a versão mobile do site, entretanto vale a pena experimentar e notar se a sua bateria está durando mais e se consegue visualizar o seu feed com mais velocidade.

Vi essa dica lá no ITWorld, vale lembrar que ela também funciona no caso do Twitter.