Confesso que inicialmente não achei muito tentadora a proposta do SpeakNotes, afinal, a ideia de utilizar uma “agenda de voz” em meu dia-a-dia é um conceito anteriormente não experimentado por mim. Entretanto, resolvi dar uma chance ao aplicativo e experimentei o aplicativo assim como todas as funcionalidades prometidas pela desenvolvedora.

A aplicação foi desenvolvida no intuito de ser utilizada em situações onde sacar o iPhone ou iPod Touch do bolso e digitar pode ser algo difícil, também a achei extremamente útil para estudantes que desejarem gravar suas aulas ou palestras. Assim como no FileXChange, quando o usuário abre o SpeakNotes pela primeira vez é exibido um vídeo mostrando detalhadamente todas as funções do aplicativo.

Devo dizer que a interface definitivamente não é um dos pontos positivos no SpeakNotes, utilizá-lo e aprender todas suas funcionalidades é uma tarefa extremamente fácil, entretanto a aparência muito simples não transmite a sensação de ser algo moderno esperado em um aplicativo com uma proposta até então inovadora.

Para iniciar uma gravação basta tocar no círculo vermelho da tela principal da aplicação. Quando selecionada o aplicativo automaticamente começa a detectar o som do ambiente, para pará-la basta selecionar o círculo piscando em sua tela. Ao o usuário tem as opções de adicionar um título, salvar e até mesmo agendar um alarme para que o iPhone lhe avise na hora determinada para ouvir uma previamente realizada.

Na tela principal você pode também ordenar suas gravações por ordem de horário ou ordem alfabética e até mesmo separá-las por categorias, basta selecionar a seta ao lado da gravação para gerenciá-las e editar seus respectivos nomes. Para alternar entre elas basta selecionar o quadrado ao lado esquerdo do botão para iniciar nova gravação.

Além de todos os recursos oferecidos, o usuário também poderá definir uma senha para acessar o aplicativo e até mesmo enviar as gravações para um endereço de e-mail.

Conclusão: Mesmo com sua interface extremamente simples, o SpeakNotes 1.4 cumpre eficientemente o que promete e também é excelente para gerenciar suas anotações de voz. No entanto, o aplicativo exibir o número de gravações no próprio ícone acabou sendo um inconveniente, exemplificado na imagem abaixo. Pelo valor de US$1.99 dólares, recomendo que você pense bem se realmente precisa de um aplicativo que execute essa função antes de adquiri-lo.