Faz certo tempo que não escrevo algum review ou indico algum aplicativo bacana para usuários de dispositivos iOS, de longe um dos meus assuntos prediletos, porém confessadamente me faltou determinado estado de ânimo e uma proposta um pouco diferente. A iStartApp, desenvolvedora de aplicativos para iOS, entrou em contato com a nossa equipe e nos apresentou ao FileXChange. Nesse artigo, confira minhas principais impressões sobre as funcionalidades do aplicativo.

Inicialmente fiquei um pouco confuso em relação à proposta do app, pois achei que ele possuía um conceito semelhante ao conhecido serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, o famoso Dropbox. Logo após instalá-lo descobri sem maiores dificuldades que o FileXChange serve para sincronizar arquivos através de gadgets e computadores conectados na mesma rede Wi-Fi, há também a possibilidade de transferir arquivos via Bluetooth entre dispositivos iOS.

Primeiras impressões:
Logo ao abrir o aplicativo pela primeira vez um vídeo representativo do conceito dele é exibido ao usuário, você poderá conferi-lo na íntegra logo abaixo, com legendas em português.

A interface é um dos principais pontos positivos no FileXChange, apesar de simples, ela vai direto ao ponto e o usuário novato dificilmente ficará confuso ao utilizar o app pela primeira vez.

Compartilhamento de arquivos via Wi-Fi:
Para compartilhar arquivos do computador com o iPhone é necessário que os dispositivos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi, para isso basta selecionar o pequeno Laptop na tela inicial do aplicativo e digitar o número que aparece na parte superior na barra do seu navegador padrão. Através do seu navegador será possível gerenciar e apagar arquivos armazenados no seu iPhone. Como o aplicativo utiliza o browser que você usa para acessar a internet, ele é compatível com quase qualquer sistema operacional.

Compartilhamento de arquivos via Bluetooth:Infelizmente não tive a oportunidade de testar esse recurso, caso você já conheça o aplicativo e tenha testado essa forma de compartilhar arquivos entre dispositivos iOS, sinta-se à vontade para deixar suas opiniões e impressões nos comentários.

Gerenciamento de arquivos através do navegador:
Como vocês puderam observar criei uma pasta para colocar os formatos de arquivos que testei para esse review, no entanto, sempre que tentei ‘uplodear’ os arquivos para a pasta o aplicativo automaticamente falhava e o upload dava erro. Fora isso, todos os arquivos testados funcionaram satisfatoriamente no iPhone.

Visualização de arquivos através do iPhone:
O usuário poderá visualizar com facilidade os arquivos através do iPhone, pois o app utiliza um sistema de pastas. O site oficial informa que o usuário poderá visualizar os seguintes formatos de arquivos no iPhone:

  • Texto (.doc,.docx, .rtf, e mais)
  • PDF (.pdf)
  • Excel (.xls,.xlsx)
  • Powerpoint (.ppt)
  • Keynote (.key)
  • Numbers (.numbers)
  • Pages (.pages)
  • Formatos de imagem mais conhecidos (.png, .jpg, e mais)
  • Formatos de áudio mais conhecidos (.mp3, .wav, .aif, and more)
  • Formatos de video mais conhecidos (.mov, m4v, and more)

Também é possível compactar e enviar os arquivos por e-mail através do Smartphone.

Conclusão:
No geral o aplicativo cumpre satisfatoriamente a proposta prometida, no entanto, ele possui essa temível falha mencionada anteriormente. Todos os formatos de arquivo que testei foram exibidos corretamente e sem falhas, porém o gerenciamento deles também precisa ser aperfeiçoado. Se você se interessou pelo app pode adquiri-lo por apenas US$0.99, compatível com iPhone, iPad e iPod Touch.

Atualização: Graças a uma dica do nosso leitor Christian, publicamos o vídeo exibido no aplicativo, e ainda com as legendas em português. Juro que não foi preguiça minha em procurar, :P de qualquer forma, obrigado pelo aviso. :)