Os projetos de aplicativos colaborativos (crowdsourcing) que necessitam das informações dos usuários costumam ter um início bem difícil, mas quanto mais pessoas usando, melhor fica o serviço.

O Petts.me é um aplicativo com aspecto de rede social e que também funciona com base no crowdsourcing, ele permite que através da geolocalização você possa achar seu animalzinho perdido, ou encontrar o dono de algum animal perdido. Você cadastra o local em que o bichinho se perdeu ou fugiu, ou então onde o encontrou. Depois são adicionadas as características dele e anexa uma foto para melhor identificação.

Se alguém encontrar um animal perdido, é só checar se há gente procurando por ele, dá para fazer a pesquisa tanto pela localização (com a listagem dos animais que se perderam por aquela região) ou pelas informações físicas. Ele é integrado ao Facebook, o que ajuda a espalhar a notícia da perda do seu bicho de estimação pela rede social. Além de poder ajudar a encontrar o animal, há a possibilidade de adotá-los também.

Já existem muitos brasileiros usando o aplicativo, a iniciativa é sensacional e naturalmente, quanto mais pessoas o usarem, mais fácil ficará de achar um animalzinho perdido e mais chances deles serem adotados também. Ao encontrar um pet perdido você pode entrar em contato diretamente com o dono para combinar o reencontro.

O app é compatível com iOS 4.3 ou superior e gratuito. Único problema, mas que os desenvolvedores podem resolver sem tanto esforço, é a língua, ele só está disponível em inglês.

O Android infelizmente ficou de fora, mas é possível acompanhar os cadastros de animais através do site do projeto e da fanpage, acredito que seja de interesse dos desenvolvedores lançarem uma versão para outros sistemas (e que aconteça logo!).

App Store | Petts.me