Há uns tempos atrás possuir um smartphone, independente de marca ou modelo, era considerado sinônimo de status. Os preços praticados não eram muito acessíveis a grande parte dos consumidores, mas felizmente esse cenário mudou muito de uns tempos para cá. Atualmente, se você não se importa e/ou acha desnecessário investir tanto em um iPhone da vida, por menos de R$ 500,00 é possível adquirir um aparelho celular que irá atender todas as suas necessidades básicas e capaz de acessar a internet. Além disso, grande parte das operadoras já disponibiliza planos de internet pré-paga. Certamente, isso tudo ajudou a popularizar a internet móvel no país.

Aos que não sabem e estão chegando agora no blog, utilizo o iPhone em meu dia a dia. A partir do iOS 5, a Apple disponibilizou um recurso excelente integrado ao aplicativo de SMS denominado “iMessage”, através dele eu posso mandar “SMS” para todos os meus que utilizam dispositivos iOS – iPad, iPhone e iPod Touch – e não gastar nada com isso. Naturalmente, uma conexão com a internet (Wi-Fi ou 3G) é necessária. Mas o que eu faço para trocar mensagens gratuitamente com meus amigos que utilizam Android, por exemplo? Aí entra o excelente Whats App, uma aplicação que funciona nos moldes do iMessage, mas que possui recursos adicionais e é compatível com diversas plataformas móveis.

O maior atrativo no Whats App é justamente a sua compatibilidade com as plataformas móveis mais populares do mercado: através dele é possível mandar mensagens gratuitamente para usuários de iOS, Android, BlackBerry e Symbian. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez ele pede apenas o cadastro do seu número, mas não há razões para preocupação, pois a informação não é compartilhada com terceiros. O Whats App também solicita acesso a sua lista de contatos, porém apenas para listar os seus contatos que também possuem a aplicação instalada em seus respectivos aparelhos.

A interface do aplicativo é “limpa” e a janela de conversação é bem semelhante ao aplicativo nativo de SMS do iPhone. Além disso, ele possui recursos adicionais que fazem falta na aplicação nativa: mensagens de voz, compartilhamento de localização e criação de listas com os seus contatos favoritos. Também é possível compartilhar contatos, fotos, vídeos e conversar com dois ou mais contatos na mesma janela.

Em resumo, o Whats App é uma excelente alternativa para aqueles usuários que possuem plano de internet móvel e não desejam mais gastar no envio de mensagens de texto. Sem dúvidas, ele entra pra minha lista de aplicativos obrigatórios no iPhone.

Download | Whats App: iPhone, Android, BlackBerry e Symbian.