Até pouco tempo atrás o Flipboard era um aplicativo exclusivo para o iPad. Lançado em 2010, na época o aplicativo foi tão bem recebido que chegou a ser considerado um dos favoritos de Steve Jobs, tendo inclusive vencido o prêmio de melhor aplicação do ano. Porém, apenas no final do ano passado o desenvolvedor liberou uma versão compatível com o iPhone. E tudo isso não é para menos, posso afirmar categoricamente que o Flipboard mudou a minha forma de consumir conteúdo – notícias e redes sociais – no iPhone.

O Flipboard nada mais é do que um agregador de notícias e mídias sociais, através dele é possível ler feeds, notícias e ainda acompanhar a atualização dos seus contatos em diversas redes sociais: Twitter, Facebook, LinkedIn, Instragram, Flickr, Tumblr, e 500px (?). Nenhuma novidade até aqui, diversos outros aplicativos são perfeitamente capazes de agregar notícias e redes sociais, mas certamente nenhum possui conteúdo próprio e faz isso tão bem quanto o Flipboard. O principal destaque fica por conta da atraente capa, gerada automaticamente com imagens das principais notícias dos canais selecionados.

Outro ponto forte é o conteúdo próprio oferecido pela aplicação. Você nem precisa cadastrar suas informações de redes sociais no aplicativo, e ainda assim terá acesso ao conteúdo dos diversos canais (atualizados constantemente) do aplicativo. Além disso, o desenvolvedor tem parcerias com diversas revistas, jornais e sites renomados mundialmente e, por isso, o app também conta com muito conteúdo exclusivo.

Juntamente com a nova versão para o iPhone veio um outro recurso bem útil para aqueles consumidores que utilizam iPhone e iPad em seu dia-a-dia: possibilidade de criação de conta, que armazena as configurações e disposição dos canais de notícias e redes sociais, e automaticamente sincroniza entre os dispositivos. Se quiser guardar um artigo para ler depois, também há possibilidade de armazená-lo na sua conta do Instapaper ou Read It Later.

Querem saber do melhor? O Flipboard é totalmente GRATUITO! Na época que existia apenas a versão para o iPad ele até era pago, porém com a versão para o iPhone o desenvolvedor passou a disponibilizá-lo gratuitamente na iTunes Store. Mas se fosse necessário eu pagaria sem pensar, certamente entra para a lista de aplicativos obrigatórios em seu dispositivo. Infelizmente, ele está restrito ao iOS.

Download | Flipboard para iPhone e iPad