Semana passada estreou aqui no Portal Tech a seção “App do dia”, que irá trazer todas as terças e quintas dicas de aplicativos para os principais sistemas operacionais móveis do mercado. Em sua essência, esta seção servirá para mostrar com quais aplicações nossos editores estão brincando em seus respectivos Smartphones. Minha última indicação foi de uma aplicação exclusivamente desenvolvida para iPhone, portanto a dica dessa semana será de um aplicativo compatível com as principais plataformas móveis do mercado: Android e iOS.

Antes de possuir um celular dotado de uma câmera minimamente decente, nunca fui muito fã de tirar fotos. Talvez pela falta de praticidade em andar por aí com o meu celular e uma câmera dedicada, ainda não sei exatamente. Tudo o que posso dizer é, após adquirir um iPhone, esse cenário mudou drasticamente. De repente passei a adorar tirar fotos, inclusive de trivialidades do meu dia a dia. Arrisco a dizer que um dos maiores incentivos foi o fato da iTunes Store oferecer diversos programas que permitem melhorar a experiência com as imagens capturadas no celular. Entre esses diversos aplicativos de edição de imagens, me deparei com alguns capazes de capturar fotos panorâmicas e é justamente sobre um desses que irei falar hoje: 360 Panorama.

Panoramas são aquelas imagens enormes, que geralmente mostram todo o ambiente/paisagem ao redor e são compostas por diversas outras fotos. Atualmente o melhor exemplo de aplicação da tecnologia é a forma como ela é usada no famoso Google Street View, um serviço do gigante da internet que permite ao usuário navegar virtualmente pelas principais ruas e avenidas do mundo. O 360 Panorama lhe permite montar essas imagens, claro que em escala menor, apenas movimentar o celular ao redor do ambiente que você deseja capturar. Basta um simples toque na tela e logo em seguida movimentar o aparelho.

O aplicativo não é perfeito e não é muito difícil de saírem no resultado final algumas partes borradas e outras falhas incômodas, isso depende exclusivamente da movimentação no ambiente e da disposição em que o usuário capturar o panorama. Mas ele ainda é o se você deseja capturar fotos panorâmicas no seu iPhone ou Android, funcionalidade não oferecida por padrão na maioria dos aparelhos disponibilizados no mercado.

A aplicação custa R$ 1,75 na Android Market e $0.99 dólares na iTunes Store, um valor bem “simbólico”. Mas se você procura uma alternativa gratuita no iPhone, o Photosynth também é uma boa pedida.

Download 360 Panorama | Android e iPhone