Quem nunca teve uma ideia boa para um aplicativo e ficou decepcionado por não saber programar? No ano passado foram criadas algumas ferramentas que permitiam a criação de aplicativos de forma intuitiva, não exigindo conhecimento de códigos e coisas do tipo.

Recentemente o AppArchitect foi lançado, a ferramenta permite criar um aplicativo totalmente customizável para iPhone ou iPad usando uma simples interface de arrastar e soltar (drag-and-drop), você não precisa saber escrever nenhuma linha de códigos.

Uma vez logado no sistema do AppArchitect, você será perguntado se deseja fazer um aplicativo para iPhone ou iPad, a partir daí você será levado para um painel completo com todas as opções para criação livre. Você pode mudar o fundo, as imagens, adicionar textos, mapas, links, entre outros. Dali mesmo você pode testar seu aplicativo antes de enviá-lo para a aprovação da AppStore.

apparchitect1
De acordo com o co-fundador, Ilya Zatulovskiy, o AppArchitect é o único serviço realmente competitivo, já que com ele é possível você criar suas próprias coisas, sem quaisquer modelos prontos para você seguir, há toda uma liberdade.

Exitem algumas limitações, é claro. Por exemplo, não é possível criar um game, mas ainda segundo o co-fundador "A plataforma é totalmente expansível, uma vez que cada plugin é escrito em Objective C, quaisquer requisitos de recursos podem ser implementado através do nosso SDK."

A companhia esteve em beta privado pelos últimos 4 meses com mais de 400 pessoas usando o serviço, hoje ele está disponível para todo mundo, e o melhor: de graça, mas pelo jeito só por enquanto. O modelo de negócios inclui uma taxa de publicação para enviar o aplicativo para a App Store e potenciais serviços de assinatura para aplicativos que usam notificações push, serviços de back-end ou de análise.

Os desenvolvedores pensam também em disponibilizá-lo para Android em um futuro próximo.

Se você se interessou, já pode começar a usá-lo a partir do site AppArchitect.com.